Educação Bilíngue
Programas bilíngues promovem, além do conhecimento de dois idiomas, a integração multicultural.
Quando desde muito pequena, a criança se dá conta que um objeto tem na comunicação diferentes formas de
representá-lo, por exemplo: caneta= pen, verde = green, e são aprendidos ao mesmo tempo, o processo de aprendizagem
da segunda língua se dá natural e juntamente com a primeira, coisa que só é possível na primeira infância, a partir
daí sempre se usará a tradução.
Outro benefício de aprender dois idiomas ao mesmo tempo é uma possível antecipação de pensamento cognitivo em
cálculos, pois isso está ligado ao desenvolvimento da lógica.
Crianças bilíngues tem o pensamento mais rápido.
Conforme nos mostra o artigo “ The Science of early childhood development”, publicado por Center on the Developing
Child from Harvard University, “a capacidade do cérebro para mudar diminui com a idade, sua plasticidade e
flexibilidade estão no auge na primeira infância”.
A parte mais importante da estrutura do cérebro (80% dela) é formada nos primeiros anos de vida. O pico do desenvolvimento da linguagem, por exemplo, ocorre ao redor dos 8 meses; muito antes da verbalização em si. Por esse motivo, a importância de investir nesse curto período é tão grande. Como as crianças bilíngues falam duas línguas, elas usam recursos cognitivos além daqueles exigidos para a aquisição da linguagem simples, superando as outras em tarefas que tenham que usar habilidades como controle de atenção, raciocínio e resolução de problemas além de serem pessoas mais flexíveis no futuro.